ENSINA-NOS SENHOR, A DEDICAR TEMPO
SILÊNCIO E ATENÇÃO À ESCUTA DA VOSSA PALAVRA

Evento Fe e Negocios Banner Site

Cartas de Deus | 04 a 10/09/2017

Tema: Cartas de Deus

Salmo: Sl 119, 97-105 (NTLH)
Leitura: 2Tm 3, 14-17


Ouça o estudo da semana

Muitos de nós ainda nos lembramos dos tempos em que se enviava cartas via correios, embora hoje ainda existam este serviço via Correio, mas bem menos. Estas cartas eram esperadas com expectativa e ansiedade pois traziam as "notícias", as "novidades" dos filhos que foram estudar fora, dos parentes que foram tentar a vida na cidade grande, relatos que ocupavam páginas e mais páginas, escritas muitas vezes à luz de velas ou lamparinas, de pais demonstrando suas preocupações e recomendando 1001 formas de cuidados aos seus amados filhos distantes de casa.

O grande filósofo Kierkegaard disse que: " A Bíblia é a carta do amor de Deus dirigida a nós". E a Palavra de Deus é isso mesmo: relata os acontecimentos, os feitos da parte de Deus para trazer seus filhos de volta para sua casa, filhos que deixaram a casa paterna para buscar outros caminhos, se perderam tanto que se esqueceram do caminho de volta. Quem já teve a oportunidade ou é daqueles tempos quando se escrevia cartas à mão pode atestar que nestas cartas os pais nunca deixavam de perguntar como as coisas estavam indo, como estavam os estudos, os trabalhos. Recomendações então, aos montes: cuidado com as más companhias, os lugares que frequentavam, se estavam se alimentando e dormindo bem, dormir cedo, não gastar muito e no final, sempre e não faltava nunca a bênção dos pais.

A Bíblia contém estas inúmeras cartas de Deus Pai que, de várias as formas, demonstra que Ele se preocupa, nos ama, quer o melhor para cada um de seus filhos. Tal qual aquele pai que faz inúmeras recomendações aos filhos distantes, Deus também nos chama, nos repreende, nos ensina, nos educa, nos dá mandamentos para que tenhamos uma referência de fé, de comportamento, de como nos relacionarmos uns com os outros.

A Bíblia, cartas de Deus para nós, registra a maior de todas as suas demonstrações de amor para conosco. Seu próprio filho, a própria Palavra de Deus, se fez gente, carne e habitou entre nós: "E o Verbo se fez carne e habitou entre nós" (Joa 1,14).

E a partir de Jesus Cristo, a compreensão de tudo o que Deus havia comunicado com suas "cartas" do Antigo Testamento se torna clara como a luz do sol. Ele veio dar sentido a tudo o que até então havia sido escrito sobre esta incansável busca de Deus de nos trazer de volta para Ele. Depois de enviar várias mensagens, de falar através de mensageiros (profetas), fazer acontecer prodígios que demonstravam Sua presença, Ele mesmo veio se comunicar pessoalmente. Jesus veio nos mostrar mais claramente este caminho de volta: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida" (Joa 14,6)

Assim, a Bíblia, as cartas de Deus, devem ser sempre lidas a partir de Jesus Cristo. Ele que conhece tudo o que aconteceu no passado e sabe de todas as cartas que o antecederam: "E começou a explicar todas as passagens das escrituras sagradas que falavam dele, incluindo os livros de Moisés e os escritos de todos os profetas" (Lc 24,27). Ele é quem deu sentido a tudo o que antes se falava de Deus, veio revelar o que estava escondido, veio mostrar quem Deus é.

Para bem lermos estas cartas de Deus, entre tantas coisas importantes, devemos:

  1. Saber que estas cartas são dirigidas a você especialmente: "Sabe, pois, agora, e grava em seu coração que o Senhor é Deus, e que não há outro …Observa suas leis e suas prescrições que hoje te prescrevo, para que sejas feliz” (Dt 4,39);
  2. Pedir ao Espírito Santo que te ilumine, te inspire, te oriente e te convença sobre a verdade contida nestas cartas de Deus;
  3. Ler sempre tendo como referência Jesus Cristo, Palavra encarnada, cumprimento da promessa do Pai;
  4. Ler em comunhão com a Igreja, comunidade que Cristo deixou para continuar Sua obra;
  5. Sempre fazer a leitura orante da Palavra.

Perguntas:

1)Com que expectativa eu abro a Bíblia para saber das notícias que Deus tem para mim?

2) Tenho o hábito de ler as cartas que Deus me enviou?

 


4º Passo= Evangelização

5º Passo= Entrega (Oração) | 10 minutos

    1. Orar uns pelos outros (após breve partilha);
    2. Orar pelas células, áreas e redes, líderes, supervisores e coordenadores;
    3. Orar por todas as pastorais e movimentos;
    4. Pelos encontros de formação de líderes;
    5. Orar pelo padre Luis Fernando, para que tenha sabedoria, discernimento e revelação para o pastoreio da visão celular e da paróquia;
    6. Orar pelo vigário, diáconos, por toda a liderança paroquial e funcionários;
    7. Por todo trabalho de células;
    8. Orar pelas células que ainda não se multiplicaram este ano;
    9. Orar pelos aniversariantes do mês;
    10. Orar pela nossa escola de formação permanente (ECEFP)
    11. Orar pelo nosso Bispo Dom Cesar.

“DEUS ABENÇOE SUA VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL, SUA SEMANA, SUA FAMÍLIA, SUA REDE E SUA CÉLULA”

 

Cada casa, uma célula que cresce e se multiplica; cada membro, um discípulo e missionário de Jesus Cristo.

Missas

2ª feira: 7h (Celebração)
3ª feira: 7h e 19h30
4ª feira: 7h e 19h30 (Setor)
5ª feira: 7h, 12h15 e 19h30
6ª feira: 7h e 15h 
Sábado: 17h (Primeira Eucaristia) 19hB (Igreja e CP4)
Domingo: 7h30, 10h, 12h, 17h30
e 19h30

Programação válida de 20/10 a 26/11

Confissões

Essa semana somente para crianças que vão fazer a primeira eucaristia

3ª feira: 17h30 e 19h30
4ª feira: 17h e 19h30
5ª feira: 9h30 e 11h
6ª feira: 17h e 19h
Sábado: 10h 

Chegar com 40 minutos de antecedência

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(12) 3931-2959

Avenida Cassiopéia, 461
Jardim Satélite, São José dos Campos/SP
12230-011

 

Regiao Pastoral V Banner site