Mensagem do Dia - 13/10/2019

Os dias passam num piscar de olhos, semanas, meses e anos vão passando. É o hoje que você tem que viver e aproveitar, planeje o futuro sim, mas não esqueça de viver com sua família, busque sempre a Deus e promova sempre o bem. Seja um bom dia e viva a vida verdadeiramente!

Cristo ressuscitado está entre nós | 22 a 28/04/2019

Data: 22 a 28/04/2019
Tema:
“Cristo ressuscitado está entre nós ”
Salmo: 150 (NTLH)

Leitura: Lc 24,13-35

Ouça o estudo da semana

INTRODUÇÃO: Estamos vivendo um tempo de grande alegria: Cristo ressuscitou! O Novo Testamento proclama esta verdade em muitas de suas páginas. A ressurreição de Jesus é o ponto máximo de nossa fé. Na verdade Cristo vivo é a nossa fé.

O que significa Cristo ter ressuscitado? Significa que Ele está vivo e está no meio de nós, não estamos sozinhos. O mal não tem um poder absoluto sobre a nossa vida, porque Cristo ressuscitado nos garante vitória sobre tudo que quer nos derrotar: a morte, o pecado, o demônio.

Como podemos ter um encontro com Cristo? É possível perceber sua presença? O texto do Evangelho da tarde do Domingo de Páscoa nos mostra como e onde encontrar Jesus vivo.

1-Jesus caminha conosco: “Enquanto iam conversando e discorrendo entre si, o mesmo Jesus aproximou-se deles e caminhava com eles. Mas os olhos estavam-lhes como que vendados e não o reconheceram” (V-15-16). Não estamos sozinhos, Jesus está conosco. Apesar de sabermos disso, temos a impressão muitas vezes que estamos sós. Quando estamos passando por alguma dificuldade ou provação, temos como hábito olhar para as dificuldades, como os discípulos de Emaús, falar demais das dificuldades (V-18-20) e nos esquecemos de olhar pela fé a presença de Cristo. Os discípulos do Evangelho se sentiam derrotados, traídos, desanimados e decepcionados, pois tinham colocado em Cristo suas esperanças, e para eles, Ele estava morto e enterrado. Às vezes somos tomados pelo mesmo desânimo e sentimento de decepção, pois esperamos de Deus uma reviravolta em nossa vida, casamento, trabalho e parece que Deus, não faz nada, parece que ele está morto. Não meu amigo (a), Ele está vivo e está do seu lado, é seu companheiro de luta, sua motivação para vencer, pois ele mesmo é vencedor e todos os que confiam nele são vencedores. “Mas, em todas as coisas, somos mais que vencedores pela virtude daquele que nos amou” (Rm 8,37).

2-Meios para encontrar o ressuscitado: “Fica conosco, já é tarde e já declina o dia. Entrou então com eles” (V- 29). Com certeza queremos que Cristo fique e caminhe conosco. Ele mesmo nos oferece três modos de entrar em contato consigo e com sua força. Vejamos:

- Pequeno grupo reunido: “Jesus aproximou-se deles e caminhava com eles”. (V-15). A reunião cristã atrai a presença de Cristo. Ele mesmo prometeu estar presente quando as pessoas se reunirem em seu nome. “Porque onde dois ou três estão reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles” (Mt 18,20). Quando você se reúne com os membros de sua célula, Cristo está presente de uma forma especial, trazendo força, ânimo e realizando milagres. Quantos testemunhos temos em nossas células: empregos, curas, restauração matrimonial. Cristo disse: “se dois de vós se unirem sobre a terra para pedir, seja o que for, consegui-lo-ão de meu Pai; que está nos céus” (Mt 18,19). Veja a importância da reunião celular, nós com Cristo ressuscitado. Valorize suas reuniões, não falte, pois nelas se encontram uma grande benção.

- Sagrada Escritura: “Não se nos abrasava o coração, quando ele nos falava pelo caminho e nos explicava as Escrituras”. (V- 32). O contato diário com a Bíblia nos leva ao contato com Cristo vivo, que fala conosco e dirige nossa vida. A Palavra de Deus, quando lida e vivida transforma nossa vida.

- Eucaristia (ceia do Senhor): “Eles, por sua parte, contaram o que lhes havia acontecido no caminho e como tinham reconhecido ao partir do pão” (V-35). A ceia do Senhor traz um mistério: a presença de Jesus. Esta presença de Cristo na ceia nos comunica sua vida e força. Quando participamos regularmente da comunhão, experimentamos a ressurreição de Cristo, sua vitória. “Quem come a minha carne e bebe meu sangue tem a vida eterna e eu o ressuscitarei no último dia”. (Jo 6,54).

Conclusão: Cristo ressuscitado não está num céu distante, mas está perto de nós, basta abrirmos os olhos da fé e através da reunião celular, da Sagrada Escritura e da Eucaristia nos encontraremos com Ele.

PERGUNTAS

1- Qual a transformação que a célula tem trazido à sua vida?
2- De que forma você tem percebido a presença de Jesus no seu dia-a-dia?

5 º passo - Entrega (oração) – 10 min

• Orar uns pelos outros (após breve partilha);
  • Orar pelas células, áreas e redes, líderes, supervisores e coordenadores;
  • Orar por todas as pastorais e movimentos;
  • Pelos encontros de formação de líderes;
  • Orar pelo padre Rogerio Felix, para que tenha sabedoria, discernimento e revelação para o pastoreio da visão celular e da paróquia;
  • Orar pelo vigário, diáconos, por toda a liderança paroquial e funcionários;
  • Por todo trabalho de células;
  • Orar pelas células que ainda não se multiplicaram este ano;
  • Orar pelos aniversariantes do mês;
  • Orar pela nossa escola de formação permanente (ECEFP)
  • Orar pelo nosso Bispo Dom Cesar.

“COMEÇA, PORTANTO, COM A RESSURREIÇÃO O ANÚNCIO DO EVANGELHO DE CRISTO A TODOS OS POVOS, COMEÇA O REINO DE CRISTO, ESTE NOVO REINO QUE NÃO CONHECE OUTRO PODER A NÃO SER O DA VERDADE E DO AMOR”
(Papa Emérito Bento XVI)

DEUS ABENÇOE SUA VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL, SUA SEMANA, SUA FAMÍLIA, SUA REDE E SUA CÉLULA.

3ª feira | 7h** | 19h30*
4ª feira | 7h* | 19h30 (Celebração