Mensagem do Dia - 13/10/2019

Os dias passam num piscar de olhos, semanas, meses e anos vão passando. É o hoje que você tem que viver e aproveitar, planeje o futuro sim, mas não esqueça de viver com sua família, busque sempre a Deus e promova sempre o bem. Seja um bom dia e viva a vida verdadeiramente!

Para que o seu fruto permaneça (não se perca) | 29/07 a 04/08/2019

Data: 15 a 21/07/2019
Tema:
Para que o seu fruto permaneça (não se perca)
Salmo: 92,13-16

Leitura: Jo 15,1-17

A história da revelação e da relação de Deus com a humanidade se desenvolveu em meio a um ambiente fortemente agrícola como o cultivo do trigo, uva, oliva para o azeite, entre outras frutas e legumes próprios da Terra Santa. Por isso nosso Senhor usava frequentemente esta linguagem. Por exemplo, na parábola do semeador (Lc 8,4-15) e de maneira muito especial em nossa reflexão de hoje, atribui a Ele mesmo o simbolismo da videira: “eu sou a videira”.

Nosso Senhor, em clima de despedida, conversa com os seus mais próximos a respeito de muitos assuntos, escritos por João a partir do capítulo 13. Entre eles, como permanecer n´Ele, o amor entre seus discípulos, a obra do Espírito Santo... E em meio a profundos ensinamentos, três grandes verdades em uma curta frase: “não foram vocês que me escolheram; pelo contrário, fui eu que os escolhi para que vão e deem fruto e que este fruto não se perca” (V-16).

1) Você foi escolhido por Jesus (“fui u que os escolhi”)
2) Envia você para evangelizar (“vão e produzam fruto”)
3) E que este fruto permaneça (“não se perca”)

O assunto produção de frutos é profundo, vasto e demandaria muitas semanas de roteiros, mas aqui para acompanharmos e compreendermos a parábola de Jesus, vamos ficar somente com parte deste ensinamento de Jesus, usando da mesma comparação agrícola.

Para que você tenha em sua mesa uma bonita maçã, laranja, banana, uvas, tomate ou qualquer outra fruta, fruto ou legume, foi preciso um dedicado trabalho de muitas pessoas. Preparar a terra, semear a semente, regar, adubar, “esperar” a terra nutrir a semente e a jovem planta que cresce, tirar as pragas que certamente aparecem para sufocar a planta e quando já em fase maior, “podar” a planta, para que ela cresça com força, produza as flores que por sua vez se transformarão finalmente em fruto que por sua vez, produzirão novas sementes que irão para a terra para novamente continuar o ciclo da produção de frutos. Este cuidado com o que plantamos e contínuo ciclo faz com que sempre tenhamos frutos em nossa mesa (frutos permanentes).

Assim é o nosso sistema de células. Há 18 anos foi plantada a semente da célula. Ele e mais pessoas regaram, alimentaram, podaram. A árvore cresceu, produziu muitos frutos (outras células) que por sua vez se reproduziram através de outras sementes... E quem foi na Grande Célula no dia 22/07 constatou a alegria contagiante de se viver em células.

Assim também, nosso Senhor te pede que você seja “frutífero”, que produza fruto, uma vez que você também já é fruto de alguém. De quem você é fruto? Quem te trouxe para a Igreja, para a célula? Quem é o seu Oiko, seu discípulo que você está trazendo para a sua célula?

Para melhor entender este “que o seu fruto permaneça” observe a cadeia produtiva de frutos que São Paulo ensina: “o que de mim ouvistes na presença de muitas testemunhas, confia a homens fiéis que por sua vez, sejam capazes de instruir a outros”. (2Tm 2,2).

Paulo >> Timóteo >> Homens fiéis >> Outras pessoas (ementes que geraram frutos que produziram mais sementes)

Assim como Paulo, construa sua cadeia:
Você >> Seu Oiko >> Que se torna membro >> Que discipula outro Oiko (assim o fruto permanece e não se perde)

Mas assim como a terra precisa de cuidados para produzir bons frutos, para gerar frutos para o reino de Deus, é preciso também de certos “cuidados”, caso contrário, ou não conseguiremos produzir ou produziremos frutos não tão bons. O que você precisa para produzir bons frutos:
1) Permanecer em Jesus: “permanecei em mim e eu permanecerei em vós” (V-4)
2) Amar seu irmão(a): “o que vos mando é vos ameis uns aos outros” (V-17)
3) Vida de oração: “vigiai e orai” (Mt 26,41)
4) Vida de comunidade: “os cristãos viviam unidos” (At 2,44)
5) Amor pela palavra de Deus: “a palavra de Deus é viva, eficaz... (Hb 4,12)
6) Amor pelo reino de Deus: (Ler todo o capítulo 11 da carta aos Hebreus)
7) Buscar sempre a Deus: “crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo” (2Pd 3,18)
8) E claro, assumir a ordem de Jesus: “vá e produza frutos” (V-16)

Perguntas

1. Quais frutos eu vejo na minha vida através das células?
  2. O que preciso para produzir frutos?

5 º passo - Entrega (oração) – 10 min

5. Orar pelo padre Rogerio Felix, para que tenha sabedoria, discernimento e revelação para o pastoreio da visão celular e da paróquia;

“SE TIVERES AMOR ENRAIZADO EM TI, NADA SENÃO O AMOR SERÃO OS TEUS FRUTOS”
(Santo Agostinho)

“OS TEUS NETOS COLHERÃO OS FRUTOS DE TUAS ÁRVORES”
(Virgilio)

DEUS ABENÇOE SUA VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL, SUA SEMANA, SUA FAMÍLIA, SUA REDE E SUA CÉLULA.

3ª feira | 7h** | 19h30*
4ª feira | 7h* | 19h30 (Celebração