Mensagem do Dia - 13/10/2019

Os dias passam num piscar de olhos, semanas, meses e anos vão passando. É o hoje que você tem que viver e aproveitar, planeje o futuro sim, mas não esqueça de viver com sua família, busque sempre a Deus e promova sempre o bem. Seja um bom dia e viva a vida verdadeiramente!

Para um bom aproveitamento da leitura da Bíblia (última parte) | 23 a 29/09/2019

Data: 23 a 29/09/2019
Tema:
Para um bom aproveitamento da leitura da Bíblia (última parte)
Salmo: Sl 33,1- 12

Leitura: At 19,8-10

Neste mês, em que nossa Igreja dedica atenção especial à Bíblia, Palavra de Deus escrita, também você com sua célula reflete sobre estas “cartas de Deus”. Sim, é isso mesmo. A Bíblia contém 73 cartas de amor da parte de Deus endereçada a você, que de uma forma ou outra te chama de volta para o aconchego da casa do Pai, te orienta como proceder nos seus caminhos e especialmente ser feliz seguindo a sua palavra:

Eis as ordenações que hoje te dou..., tu os ouvirás, e cuidarás de cumpri-las para que sejas feliz e te multipliques copiosamente...” (Dt 6,1-3)

Na leitura de hoje, o apóstolo Paulo enfrenta judeus e pagãos que desacreditavam a “nova doutrina” cristã. Já naquela época, a Igreja nascente enfrentava problemas doutrinais, tais quais mostramos alguns na semana passada que se enfrenta em nossos tempos. Paulo muito sabiamente cuidou de criar uma “escola de formação” em Éfeso para instruir os discípulos acerca de vários pontos da doutrina cristã que ainda não estavam muito claros naquela época. Esta escola de formação criada pelo apóstolo Paulo durou cerca de dois anos. Por isso é importante que cada membro de célula participe dos programas de formação de nosso sistema paroquial de evangelização em células.

Hoje vamos refletir sobre alguns pontos de como ler a Palavra de Deus e tirar dela um bom aproveitamento para as nossas vidas, para o nosso crescimento espiritual e para não cairmos em armadilhas criadas por oportunistas e seitas que manipulam o verdadeiro sentido da palavra de Deus:

1) Ler e estudar a Bíblia com a Igreja e na Igreja: Foi nosso Senhor que confiou a Pedro a autoridade e missão de conduzir a Igreja (Mt 16,18-19). Foi a nossa Igreja que organizou os livros Sagrados na forma que se encontra hoje. Em uma época em que existiam muitos livros que se apresentavam como “sagrados”, foi a Igreja que discerniu inspirada pelo Espírito Santo quais eram inspirados e assim se formou o chamado “Canon Bíblico” (Coleção de livros Sagrados). Ler a Bíblia na Igreja e com a Igreja é a garantia de não incorrermos em erros e interpretações que não correspondam aquilo que o próprio Senhor quis dizer através do escritor sagrado.

2) Ler e estudar a Bíblia sempre a partir de Jesus Cristo: Nosso Senhor Jesus Cristo é a própria Palavra de Deus encarnada. Todo o Antigo Testamento é uma preparação para a vinda do Salvador, o Messias prometido, ele é o cumprimento da promessa de Deus “e o Verbo se fez carne e habitou entre nós” (Jo 1,14). Jesus é a chave de leitura para entendermos a Bíblia. Ele mesmo disse: “Vocês estudam as Escrituras Sagradas porque pensam que vão encontrar nelas a vida eterna. E são elas mesmas que dão testemunho a meu favor” (Jo 5,39).

3) Orar com a Bíblia, leitura orante, Léctio Divina: Antes mesmo de você querer entender a Bíblia intelectualmente, conhecer em que idiomas ela foi escrita, ser teólogo, decorar textos bíblicos, você precisa saber que a Palavra de Deus é uma mensagem. É um convite para você especificamente, convite para se alimentar espiritualmente desta Palavra, crescer com ela, espiritualmente, como pessoa, como membro de sua célula. Para isso é preciso que você reserve um tempo diário para que você fique a sós com a sua Bíblia. Não importa o horário, mas você precisa deste tempo para ler, meditar, orar, contemplar e depois partilhar, sair em missão, anunciar esta Palavra.

A Palavra de Deus está aí em suas mãos. É Deus te convidando a conversar com Ele. É Cristo, palavra encarnada se oferecendo para te orientar, como disse São Francisco de Assis: “Ler a Sagrada Escritura significa pedir um conselho de Cristo”.

Perguntas

1. Você tem procurado os programas de formação de nosso sistema celular?
  2. Você tem reservado um tempo diário para ficar a sós com a Palavra de Deus?

5 º passo - Entrega (oração) – 10 min

5. Orar pelo padre Rogerio Felix, para que tenha sabedoria, discernimento e revelação para o pastoreio da visão celular e da paróquia;

“As coisas reveladas por Deus, contidas e manifestadas na Sagrada Escritura, foram escritas por inspiração do Espírito Santo. Com efeito, a santa mãe Igreja, segundo a fé apostólica, considera como santos e canônicos os livros inteiros do Antigo e do Novo Testamento com todas as suas partes, porque, escritos por inspiração do Espírito Santo, eles têm em Deus o seu autor e nesta sua qualidade foram confiados a mesma Igreja”
(Dei Verbum 11)

DEUS ABENÇOE SUA VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL, SUA SEMANA, SUA FAMÍLIA, SUA REDE E SUA CÉLULA.

3ª feira | 7h** | 19h30*
4ª feira | 7h* | 19h30 (Celebração