Semana do Socorro Profissional Banner site copy copy

Mensagem do Dia - 21/07/2018

Filho, observe o que faz do seu tempo, de sua vida, e impregne seu amor, o que puderes de sua conduta, para não desperdiçar qualquer momento sem adorar ao Deus verdadeiro, que nos ama sem impor condições. Tenha um fim de semana para amar sua família!

Jesus, o melhor líder de célula que já existiu | 16 a 22/04/2018

Data: 16 a 22/04/2018

Tema: Jesus, o melhor líder de célula que já existiu
Salmo: 23 (NTLH)
Leitura: Mt 4,18-22

Ouça o estudo da semana

Ao iniciarmos nosso estudo semanal deixamos claro que ele se refere a todos os membros da célula. Todos são chamados a serem líderes dentro de nosso sistema paroquial de células, porque todos têm potencial e condições para esta missão e a graça de Deus e a força do Espírito Santo são derramadas sobre todos e não somente para alguns.

Nos chama muito a atenção para a sabedoria do líder Jesus em usar da linguagem certa para atrair as pessoas em sua própria área de atuação. Ao chamar os pescadores, usa a linguagem da pesca: “venham comigo, que eu ensinarei vocês a pescar gente”. Já com a samaritana que estava na beira de um poço de água, Ele se apresenta como a água da vida eterna (Jo 413-14). Quando cura o cego de nascença afirma ser a “luz do mundo” (Jo 8,12-13). Esta verdadeira “pedagogia” de Jesus, a verdadeira arte de ensinar deve fazer parte de nossa abordagem na evangelização Oikos, usando a linguagem adequada para cada situação. Ou seja, saber abordar a pessoa em seu campo de atuação, interessar-se pela pessoa de verdade, e nada como atrair Oikos do que entrar em seu mundo específico e em seu terreno atraí-la para o Senhor e para a sua célula.

1. O primeiro passo para entender a liderança celular de Jesus a gente já procura seguir: o convite pessoal para se entrar em uma célula, pois Jesus foi chamando um a um, e também o número limitado de membros por célula. Ele “fechou” sua célula quando atingiu doze membros, os seus doze mais próximos.
  1. Uma vez fechado os doze, Jesus começa uma “convivência” com sua célula, gasta muito tempo com seus membros em encontros, conhecendo melhor a cada um ou visitando suas famílias, a exemplo da casa de Pedro, já o preparando para assumir seu lugar.
  1. Nesta “convivência”, Ele ENSINA e FORMA aqueles doze na sua doutrina, na sua proposta de vida, acerca das coisas do Pai (Jo 7,14-19). Sobre a vida, sobre como viver em comunidade (Mt 20, 25-28), sobre como atrair mais pessoas para a sua proposta de vida (Mc 5,13-16) e até como entrar e sair de uma cidade (Lc 10,8-11).
  1. Jesus ama os seus e os amou ao extremo (Jo 13,1). No tempo de Jesus, imperava o rigor da lei. Na mentalidade judaica, seguir a Deus era seguir uma série de preceitos rigorosos externos, mas seus corações estavam longe de Deus, como disse o próprio Jesus. Nosso Senhor veio para revelar o coração de Deus, Sua pessoa que é puro amor, por isto é que Ele disse: “quem me vê, vê o Pai” (Jo 14,9). O amor é a nova “lei”, Jesus se entregou por amor e ORDENA que os membros de sua célula também se amem uns aos outros (Jo 15,17).

Então, para que sua célula cresça, seja saudável e se multiplique como se multiplicou a célula de Jesus, o caminho é procurar observar e estudar a maneira de como Jesus fazia. Assim, devemos fazer igual. Aqui apontamos algumas atitudes de Jesus que Ele fazia e que deram certo: amor entre os membros, ensino, formação, uma sadia e boa convivência e convidar Oikos para a sua célula como ele fez, um a um. Simples assim!

Perguntas

1) Como Jesus liderava a sua célula?
2) Quais dos 4 itens citados que minha célula pratica?

AVISOS

1) Já estão abertas as inscrições para o VII Congresso Nacional em nossa paróquia, com o tema: “Células, um estilo de vida”. Inscrições na Secretaria Paroquial.

2) Para este congresso, nossa paróquia receberá muitos visitantes, irmãos nossos de outras cidades e estados. Solicitamos, como em outras ocasiões, a generosidade de os recebermos em nossas casas. A família que receber irmãos e irmãs de fora terá isenção de uma inscrição. Procurar a Secretaria de Células. Desde já Deus abençoe sua casa.

5 º passo - Entrega (oração) – 10 min

5. Orar pelo padre Luis Fernando, para que tenha sabedoria, discernimento e revelação para o pastoreio da visão celular e da paróquia;

“AMANDO O PRÓXIMO E CUIDANDO DELE, VAIS PERCORRENDO O TEU CAMINHO.
AJUDA, PORTANTO, AQUELE QUE TENS AO TEU LADO ENQUANTO CAMINHAS NESTE MUNDO
E CHEGARÁS JUNTO DAQUELE COM QUEM DESEJAS PERMANECER PARA SEMPRE”
(Santo Agostinho)

“DISSE MUITO BEM QUEM DEFINIU O AMIGO COMO METADE DA PRÓPRIA ALMA.
EU TINHA DE FATO A SENSAÇÃO DE QUE NOSSAS DUAS ALMAS FOSSEM UMA EM DOIS CORPOS”
(Santo Agostinho)

DEUS ABENÇOE SUA VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL, SUA SEMANA, SUA FAMÍLIA, SUA REDE E SUA CÉLULA.

2ª feira
| 7h (Celeb.) | 19h30 (Missa)
3ª feira
| 7h (Celeb.) | 19h30 (Missa)
4ª feira
| 7h (Celeb. ) | 19h30 (Missa)
5ª feira
| 7h e 12h15 (Celeb.) | 19h30 (Missa)
6ª feira
| 7h (Celeb.) | 15h15 e 19h30 (Missa)
| 19h (Igreja e CP4)
| 7h30, 10h, 12h, 17h30 e 19h30

Durante essa semana não teremos confissões,
pois os padres de toda diocese estarão em retiro.

Programação de 16 a 22/07/2018