Semana da Familia 18 Banner site

Mensagem do Dia - 16/08/2018

Reflita sobre sua vida, suas conquistas e fracassos, perceba que Deus está presente em cada momento de nossas vidas, cuidando da estrada e preparando o futuro. Que você possa entregar sua vida a Deus nessa quinta-feira!

O outro Consolador (Deus Espírito Santo) | 07 a 13/05/2018

Data: 07 a 13/05/2018

Tema: O outro Consolador (Deus Espírito Santo)
Salmo: 103,1-5 (NTLH)

Leitura: Jo 14, 15-25

Ouça o estudo da semana

É de um crescimento espiritual muito grande contemplarmos na obra conjunta da criação de Deus, a diferença entre o ato de criar todas as demais criaturas e a criação de nós, seres humanos. Ao criar as demais criaturas, o autor do Livro Sagrado as descreve: “Deus disse: ´Faça-se o firmamento´” (no singular) e no ato da criação do Homem acontece uma mudança muito especial: “façamos o Homem à nossa imagem e semelhança” (Gn 1) (no plural). Isso significa que, toda a obra da criação é obra de Deus Pai-criador, mas na criação do gênero humano une-se à Trindade Santa para criar a mais perfeita obra de toda a criação, pois fomos criados à imagem e semelhança do Deus Uno e Trino: “nos parecemos com Deus Pai, com Deus Filho e com Deus Espirito Santo, somos a imagem e semelhança do Deus Trino”.

- Deus Pai cria todo o universo, a terra e tudo o que nela contém: Deus Criador
- Deus Filho redime (salva) todo o Universo, pois a salvação é cosmológica, “Cristo Sustenta o Universo com o poder de sua Palavra” (Hb 1,3), especialmente nós, seres humanos: Deus redentor
- Deus Espírito Santo vivifica, fortalece e especialmente continua conosco, “não vos deixareis órfãos” (versículo 18): Deus santificador

O amor de Deus é Trinitário, se manifesta a nós na história por um único e mesmo Deus, através de suas “três faces, três pessoas”: paternal, filial, vivificadora e consoladora. Não se perturbe o vosso coração. Crede em Deus, crede também em mim... o Espírito Santo, o Paráclito (Consolador) que o Pai enviará a vocês em meu nome vos ensinará todas as coisas e recordará tudo o que vos tenho dito” (Jo 14, 1-26).

Embora o Espírito Santo, como Deus, exista desde todo o sempre: “no princípio Deus criou o céu e a terra... e o Espírito de Deus pairava sobre as águas” (Gn 1,1-2),foi no dia de Pentecostes que ele “inaugura” sua missão de “outro consolador” para ficar no lugar de Jesus definitivamente, veio sobre a Igreja já organizada e fundada por Jesus (Mt 16,16-19 ; Jo 20,21-23).

No dia de Pentecostes a Igreja foi “selada”, “inaugurada”. Foi ali que os apóstolos foram fortalecidos, robustecidos pela força do Espírito Santo e saíram a testemunhar o nome de Jesus, nosso Salvador (At 2). Jesus se refere ao Espírito Santo como “o outro consolador”, comunicando assim que Ele estava ali com eles, e naquele tempo, Ele, Jesus é quem os “consolava”, “confortava” “ensinava”, mas seu tempo, sua missão terminaria e como Ele mesmo disse: “Vocês não ficarão órfãos”, não ficariam sem assistência, desamparados. Assim vivemos hoje no tempo do Espírito Santo e foi Jesus quem já adiantou qual seria a missão deste outro Consolador. E sendo Deus é também uma pessoa, como Deus Pai e Deus Filho e como pessoa nos entende, fala conosco, e tem uma missão muito clara:

- Ficar eternamente conosco (Jo 14,16)
- Ensinar todas as coisas (Jo 14,26)
- Recordar o que Jesus nos ensinou (Jo 14,26)
- Testemunhar Jesus (Jo15,26
- Convencer sobre o nosso pecado e do mundo (Jo 16,1-14)
- Auxiliar-nos em nossa fraqueza e ser nosso Intercessor (Rm 8,26)

E para tanto,nos presenteia primeiramente com Ele mesmo, vindo até nós no seu batismo: “Sereis batizados com o Espírito Santo e com fogo” (At 1,5; 2,1-4) e juntamente com Ele mesmo, seus dons extraordinários, além de Santificar nossos dons naturais, “ferramentas” para nossa força pessoal e para o serviço na comunidade.

Você tem o Espírito Santo, pelo Batismo, Crisma e pelo Batismo no Espírito Santo. Ele falará e agirá em sua vida, em seu coração e em sua mente, na medida em que você abrir à sua ação e der permissão à Ele. E pela sua própria natureza e graça, Ele mesmo te dará a certeza de quando for Ele mesmo que estiver falando e agindo em você.

Perguntas

1) Como Deus agiu na criação?
2) Qual é a missão do Espírito Santo?

5 º passo - Entrega (oração) – 10 min

5. Orar pelo padre Luis Fernando, para que tenha sabedoria, discernimento e revelação para o pastoreio da visão celular e da paróquia;

“O ESPÍRITO SANTO É A ALMA DA IGREJA. ELE DÁ A VIDA. SUSCITA OS DIVERSOS CARISMAS QUE ENRIQUECEM O POVO DE DEUS E SOBRETUDO CRIA A UNIDADE ENTRE OS CRENTES: DE MUITOS FAZ UM ÚNICO CORPO, O CORPO DE CRISTO. TODA A VIDA E MISSÃO DA IGREJA DEPENDEM DO ESPIRITO SANTO; ELE TUDO REALIZA”
(Papa Francisco)

DEUS ABENÇOE SUA VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL, SUA SEMANA, SUA FAMILIA, SUA REDE E SUA CÉLULA.

.

2ª feira | 7h (Celebração) e 19h30 (Missa)
3ª feira | 7h | 19h30
4ª feira | 7h | 19h30 (Igreja)