ENSINA-NOS SENHOR, A DEDICAR TEMPO
SILÊNCIO E ATENÇÃO À ESCUTA DA VOSSA PALAVRA

Banner Site Convites Cerco 2017

Conheça

Agenda eventos

Pastoral Familiar

Topo

Coordenação e contatos:
Coordenação: Mônica Santos e João Junior
Vice-coordenação: Adailton e Meire
Contatos: (12) 98143-4589 / 3209-5816 / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Coordenação Pastoral Familiar

Núcleos:

* Batismo: Ivan e Georgina – (12) 3923-1162 / 9-9673-6682
* Noivos: Giovane e Roberta – (12) 9-8174-3396 / 9-9677-7486
* Santificação: Fabiano e Vivianne – (12) 9-8116-9375 / 9-8109-9815
* Preparação para o Matrimônio: Renato e Claudia – (12) 9-8825-3267
* Defesa da Vida Humana: Fabrício e Patrícia – (12) 3931-2395 / 9-8230-0299 / 9-8113-5230
* Encontro de Casais: Luciano e Danièle – (12) 3911-1319 / 9-8803-0588 / 9-8886-4741
* Nova União: Carlos e Simone – (12) 3322-1657 / 9-8870-3068

Abertura Jubileu  Pastoral Familiar 1

Informações sobre a pastoral:

Percebendo a estreita ligação entre família e Igreja, que o padre Albino Luiz Bertolotti deu início à Pastoral Familiar de nossa comunidade em meados de 1985. Naquela época existia apenas a Capela Divino Espírito Santo, que pertencia a Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus. Além de realizar celebrações na capela, o padre ministrava também os cursos de noivos e batismo.
O aposentado José Maria da Silva e sua esposa Benedita, foram um dos primeiros casais a participar das formações. “Cerca de 10 casais ingressaram no curso de noivos, que acontecia algumas vezes no ano. A formação era passada pelo próprio padre, no local onde hoje é o santuário da Paróquia. O padre era bem criterioso e rígido com seus ensinamentos”, lembra José Maria.
Mais tarde, com o crescimento de fiéis e maior participação da comunidade, outras atividades complementares foram surgindo. A Pastoral Familiar estava prestes a ‘ganhar’ vida e ser oficializada. Devido a grande procura de famílias em condições especiais, que passavam por situações delicadas no matrimônio, surgiu a necessidade de formular um documento que pudesse facilitar e organizar o atendimento dos casais. Esse e outros formulários, de diversas paróquias da região, foram enviados para a Diocese dando origem ao Documento Oficial da Pastoral Familiar na Diocese de São José dos Campos.
Com um carisma voltado a espiritualidade e renovação carismática, o seminarista na época e hoje arcebispo metropolitano da Arquidiocese de Campo Grande, Dom Dimas Lara, deu o pontapé inicial à Pastoral Familiar, já formalizada e estruturada.
Um casal que também foi de grande importância no início da formação da Pastoral Familiar foi Luiz Canôas e Sirlene. As equipes coordenadas por eles organizaram os Seminários de Vida no Espírito e Vida para Casais, de grande sucesso e que renderam muitos frutos para a paróquia.
Cinco anos depois, em 1992, o padre Rinaldo Roberto de Resende assumiu a Paróquia Espírito Santo, como o primeiro pároco. “Quando cheguei ao Satélite não sabia por onde começar. Só tínhamos o que hoje é o santuário. Ela era nossa igreja, nosso salão, nossa sala de reuniões. Deus foi inspirando. O povo me dava muito apoio e tudo dava certo. Fomos caminhando a passos largos. A Providência Divina cuidou de tudo. Sonhamos juntos e Deus tornou tudo realidade”, revela o padre.
De acordo com o sacerdote, a Pastoral Familiar estava bem cuidada e estruturada devido ao trabalho inicial feito pelo padre Bertolotti e o seminarista Dimas Lara. “Peguei um povo de fé. Eles eram maravilhosos. Os casais eram tudo para a nossa paróquia. Continuamos as formações, os encontros, os cursos. Adotamos por um tempo o Encontro de Casais com Cristo que trouxe grande vigor aos trabalhos e que deixou uma grande herança”.
Desde então, a Pastoral Familiar só aumentou em trabalhos e números de membros voluntários, voltada sempre à restauração e a espiritualidade dos casais. Atualmente, a Pastoral é divida em seis núcleos: Batismo; Noivos; Santificação; Celebração do Matrimônio; Defesa da Vida; Encontro de Casais e Nova União), sob coordenação de Mônica Santos e João Junior.

Testemunhos:

“Foi num Encontro de Santificação de Casais que me encontrei com meu Salvador Jesus. Tudo foi tão marcante e incrível que meu marido e eu desejamos retribuir todo este amor de Cristo por nós, foi então que recebemos o convite para servir na Pastoral Familiar. Desde o primeiro encontro em que servimos, com muitos desafios, recebemos como recompensa ver cada casal sendo tocado pelo Senhor. Nossa vida mudou completamente depois que abrimos nosso
coração ao servir, Deus tem cuidado de nós com muito carinho. Fomos abençoados pelo sacramento do Matrimônio, um novo emprego para meu marido, nosso filho foi curado de uma enfermidade... A cada dia tenho mais vontade de servir e ver de perto como Ele é maravilhoso. A Pastoral Familiar preencheu o que faltava em nossas vidas pois servir a Deus com alegria é se doar ao próximo. Agradecemos a Deus por nos proporcionar este chamado para fazer parte desta grande família.”
Cassiani Santos e família

Cassiani e Ricardo

 *****

“Quero testemunhar a minha gratidão a Deus por ter permitido vivenciar o sacramento do matrimônio ao lado de um príncipe durante 13 anos. Servimos com muito amor nossos irmãos em Cristo através da Pastoral Familiar durante 10 anos. Com a graça de Deus e o apoio desta família Paróquia Espírito Santo, consegui cumprir a promessa de ser fiel na alegria e na tristeza, na saúde e na doença e devolver o príncipe mais bonito para os braços do Pai!”
Eliana de Fatima Monteiro Cruvinel (e Adriano da Costa Cruvinel)

Eliana

***** 

“Somos Junior e Simone, estamos casados há 22 anos e temos duas filhas (Carol, 21 anos, e Mariana, de 16). O Junior havia se casado com outra moça quando tinha 20 anos, mas não deu certo e eles se separaram um ano depois. Nós nos conhecemos em 1990, namoramos por quatro anos e nos casamos (apenas no civil) em 1994. Como os pais dele sempre foram muito ativos na paróquia (Dona Neuza e Sr Roberto trabalharam na construção da igreja atuantes em varias áreas da pastoral e principalmente, projeto Luxo do Lixo, que na época foi responsável por grande parte da arrecadação que o Padre Rinaldo fez para construir nosso lindo templo) havia um grande desejo de também poder atuar na Pastoral Familiar. Através de um pedido da Dona Neuza ao Padre Rinaldo fomos autorizados a participar do 7º ECC, mesmo sem ter nos casado na igreja ainda. Ficamos encantados, emocionados, felizes e isso só aumentou em nós o desejo de também trabalhar na comunidade Pastoral Familiar. Infelizmente, ficamos esperando a nulidade do primeiro casamento do Junior por oito longos anos, sem poder comungar, sem receber a absolvição na confissão, sem poder trabalhar nos encontros de casais seguintes, mas Deus é infinitamente misericordioso, e nos concedeu a graça da nulidade e permissão para nos casarmos em seguida.
Foi então que, muito felizes, nos casamos na igreja em 2002 e logo iniciamos os trabalhos em diversos ECCs. Fomos dirigentes, ajudamos a fundar o ECPES em nossa Paróquia, fomos vice-coordenadores da Pastoral Familiar e hoje não deixamos nunca de participar dos encontros para os quais somos chamados, porque pra nós tem uma importância enorme, porque esses encontros nos mostram que Deus se importa, que Ele nos ama e nos quer perto!
Temos amigos queridos na Pastoral Familiar e, inclusive hoje somos Ministros da Eucaristia, o que nos prova indubitavelmente que para Deus nada é impossível! Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo!”
Simone e Junior

Junior e Simone  Luxo do Lixo

Cada casa, uma célula que cresce e se multiplica; cada membro, um discípulo e missionário de Jesus Cristo.

Missas

2ª feira: 7h (Celebração) e 18h
3ª feira: 7h e 19h30
4ª feira: 7h e 19h30 (Setor)
5ª feira: 7h, 12h15 e 19h30
6ª feira: 7h e 15h
Sábado: 19h (Igreja e CP4)
Domingo: 7h30 e 17h30 (outras
missas no Cerco) 

Programação válida de 17/07 a 23/07

Confissões

3ª feira: 17h30
4ª feira: 9h30
5ª feira: 9h30
6ª feira: 9h30
Sábado: 10h

Chegar com 40 minutos de antecedência

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(12) 3931-2959

Avenida Cassiopéia, 461
Jardim Satélite, São José dos Campos/SP
12230-011

 

Regiao Pastoral V Banner site