Carregando...

"Bom dia, Toda vez que você age com justiça, faz caridade ou caminha com humildade, está respondendo ao que o Senhor pede. Não é complicado é exatamente isso que Ele quer de você. Tenha um dia abençoado!" -

Santos Cornélio e Cipriano

Última atualização: 17/09/2021 | 13:17:24

Por Gisele Croon – Equipe Jornalismo PASCOM

São Cipriano nasceu por volta de 210. Pertencia a uma família rica de Cartago, capital romana na África do Norte. Quando pagão, era um ótimo advogado e mestre de retórica, até que provocado pela constância e serenidade dos mártires cristãos, converteu-se entre 35 e 40 anos de idade.

Deixou de lado toda a sua riqueza, e distribui seus bens aos mais necessitados. Com pouco tempo, foi ordenado sacerdote e depois sagrado Bispo num período difícil da Igreja africana.

Ocorreram perseguições contra os cristãos: a de Décio e Valeriano nos anos 249 a 258. Essas perseguições marcaram o começo e o fim de seu episcopado, além de uma terrível peste que assolou o norte da África, semeando mortes. Problemas doutrinários, por outro lado, agitavam a Igreja daquela região.

Diante da perseguição do imperador Décio em 249, Cipriano escolheu esconder-se para continuar prestando serviços à Igreja. No ano 258, o santo bispo foi denunciado, preso e processado. Existem as atas do seu processo de martírio que relatam suas últimas palavras do saber da sua sentença à morte: “Graças a Deus!”.

São Cornélio nasceu em Roma. No ano 251, após um grande período de ausência do pastor por causa da terrível perseguição de Décio. Cornélio foi eleito Papa com o apoio dos bispos liderados por Cipriano, que considerava muito a conduta de seu colega bispo, com o qual trocava correspondências.

Por causa dos êxitos obtidos com sua pregação, foi processado e exilado em um lugar hoje chamado Cività-Vecchia, em Roma onde morreu decapitado. Cornélio foi sepultado nas catacumbas de Calisto.

Unidos pela fé e sangue, encontramos como exemplo de amizade e santidade estas testemunhas de Cristo, que se opuseram às heresias e blasfêmias de seu tempo. O que os levou a morrer como mártires no mesmo dia, porém, com diferença de cinco anos.

Santos Cornélio e Cipriano, rogai por nós!


Veja Também

Calendário

  • 22
    07

    18:30 até 19:30
    Encontro semanal do Terço das Mulheres
    Santuário
  • 22
    07

    19:30 até 20:30
    Encontro do Grupo de Oração Unidos em Cristo
    Santuário
  • 22
    07

    19:30 até 20:30
    Missas nas Comunidades Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e Santo Antonio
Ver Mais

Colaboradores da evangelização pela comunicação